A Coleção Obras Raras é formada por títulos de literatura técnico-científica (relatos de viagens, tratados, guias, manuais e compêndios), nas áreas de ciências puras, naturais e aplicadas, publicados entre 1640 a 1900, no Brasil e no exterior. Embora o francês seja a língua predominante, a coleção conta com obras em latim, inglês, alemão, espanhol, italiano e português.
Reúne títulos de raridade bibliográfica comprovada como os itens das subcoleções: Brasiliana – obras sobre o Brasil, escritas por estrangeiros e publicados no exterior até 1900, e obras de autores brasileiros publicadas no exterior até 1808 – e Brasiliense – obras publicadas no Brasil a partir de 1808 com valor bibliofílico-.
Inclui as obras usadas para o ensino da Engenharia na Europa, até o final do século XIX, que também foram adotadas nos programas da Escola de Minas de Ouro Preto.
Mantém duas subcoleções ligadas à história da Escola de Minas: a Coleção Gorceix, parte da coleção bibliográfica particular do professor de ciências, Claude Henri Gorceix, fundador e primeiro diretor da EMOP, e a Coleção Memória, com livros sobre este estabelecimento de ensino ou de autoria de membros ilustres de sua comunidade acadêmica.